Como a Inteligência Artificial Pode Otimizar o Profissional de Marketing

Nos últimos anos, eu tenho me deparado com um crescente número de fornecedores oferecendo aos profissionais de marketing uma gama de ferramentas inovadoras baseadas em inteligência artificial e machine learning.

É claro que o campo do marketing é inerentemente baseado na criatividade humana, e nenhuma dessas ferramentas sozinhas poderia gerar ideias criativas, autenticamente novas. Elas podem, portanto, aliviar esses profissionais de tarefas de compilação de dados, que muitas vezes podem ser tediosas, como procurar padrões, ou pesquisas dentro de toneladas de opções irrelevantes e desinteressantes. Assim liberando o usuário para ser criativo e efetivo dentro do campo do marketing, fazendo melhor uso das opções existentes.

Na realidade, Inteligência Artificial e Machine Learning estão ampliando a criatividade do profissional de marketing. Por exemplo:

  • Evergage, uma empresa que presto consultoria, permite que gerentes de marketing façam o real marketing 1-to-1, através de seleções de diferentes ações, ofertas e mensagens para diferentes clientes em suas interações digitais. Os clientes do Evergage misturam filtros, boosters e variações para criar as mensagens digitais e ofertas para um consumidor de cada vez. O problema para os profissionais de marketing digital é que existem, literalmente, milhares de combinações possíveis que podem ser apropriadas para cada consumidor, e ainda que Evergage seja uma ótima conveniência, seria fácil se perder no grande volume de oportunidades criativas disponíveis. Nessa hora entra a funcionalidade Evergage recommendations, que usando inteligência artificial e machine learning,levantaa relevância contextual de dados sobre a característica do consumidor e ainda as últimas interações para sugerir uma menor variedade, porém mais precisa gama de opções relevantes.
  • AlternaCX, uma companhia europeia, fundada por ex-colegas de Peppers & Rogers Group, leva machine learning e inteligência artificial para a linha de frente de empresas, permitindo que gerentes e funcionários de varejo, bancos, e outros pontos de contato com o consumidor acessem insights sobre atitudes e necessidades do cliente em que estão interagindo no momento – insights em tempo real baseados não só em pesquisas (como NPS e CSAT), mas em tempo real, dados relevantes levantados pela inteligência artificial, como os últimos textos e comentários em redes sociais.
  • Decibel, habilita os profissionais de automação de marketing e colaboradores de TI que façam diagnóstico dos sentimentos do consumidor baseado no monitoramento do cursor do mouse, tempo de scroll e cliques – observação dos comportamentos online do consumidor pode revelar, através de machine learning e inteligência artificial, a existência de problemas no website ou nos atendimentos ao consumidor antes mesmo do feedback. A tecnologia tem sido usada para ajudar a dissecar os motivos por trás de certo feedback.
  • Solvyy permite que agentes de atendimento ao público passem mais tempo em tarefas onde a interação com clientes que necessitem da criatividade, empatia, comprometimento e até um tom mais amistoso. Eles poderão se dedicar mais a esses casos porque as situações mais rotineiras com soluções padrões configuradas serão feitas por chatbot responsivos habilitados por inteligência artificial.

Tudo isso para dizer que, a primeira onda de ofertas de tecnologia baseadas em inteligência artificial e machine learning já estão tendo grande impacto no dia-a-dia do profissional do marketing. E, diferente de uma simples automação, inteligência artificial não será uma forma de diminuir a profissão do marketing, mas sim, para engrandece-la.

 

 

Texto traduzido: PEPPERS, Don.  How AI Improves Maketers Criativity. 11 mai 2019. Disponível em https://www.linkedin.com/pulse/how-ai-improves-marketers-creativity-don-peppers?trk=portfolio_article-card_title