Como a automação de E-mail Marketing pode auxiliar o seu negócio?

Muita gente tem alergia a e-mail marketing. Já pensam logo nos piores casos de spam e daquelas mensagens de uma rica herdeira africana lhe pedindo ajuda para liberar uma herança de 10 milhões de dólares.

 

Acontece que e-mail marketing é uma ferramenta poderosa e indispensável na comunicação direta com o cliente. Ele faz, ou deveria fazer, parte do conjunto de estratégias do plano de ação de marketing das empresas. No entanto, isoladamente e no médio e longo prazos, o e-mail marketing não se mostra tão eficiente e escalável. Para as empresas ‘heavy-users’ de e-mail marketing o próximo estágio é a implementação de ferramentas de automação. Elas podem trazer uma efetividade muito maior às estratégias que já estão em andamento. Veja a seguir o porquê:

 

Integração das campanhas

 

As plataformas de automação de marketing permitem integrar as campanhas de e-mail marketing, web analytics, landing pages, formulários online e CRM, oferecendo uma visão macro em sistema único, a partir da uma base de dados também única. A implementação permite fazer campanhas com múltiplas etapas, que dão mais opções para planejar estratégias ainda mais certeiras e eficazes.

 

Tempus fugit

 

O ganho de tempo é, sem dúvida, um dos grandes benefícios de implementar a automação, uma vez que diminui o tempo gasto com o trabalho manual de manipulação de listas de e-mails individuais e oferece precisão na análise do momento de disparo de cada um. Além do tempo, a automação diminui também o número de “mãos” necessárias para cumprir o processo de envio. Ou seja, economia de tempo, dinheiro e esforço.

 

Trabalhando leads no ponto certo

 

A automação de e-mail marketing permite que a equipe de vendas receba leads (oportunidades de vendas) prontos para serem trabalhados no momento certo, o que novamente economiza tempo e esforço, oferecendo a chance de abordar o cliente quando ele ou ela já estiver pronto para consumir o seu produto ou serviço. Sendo assim, as probabilidades de conversão aumentam significativamente.

 

A automação de e-mail marketing atuando na nutrição de leads

 

Por meio da segmentação do banco de dados, é possível gerar um fluxo de nutrição e conduzir o seu cliente, ou potencial cliente, pelas etapas do processo de vendas (muitas vezes chamado de ‘funil de vendas’ – teremos um post só sobre isso, aguarde…), permitindo que em todo momento, nos diferentes estágios, você consiga alcançá-lo e mantê-lo engajado, sempre oferecendo conteúdo útil para o momento em que o cliente está.

 

Além disso, é fundamental destacar que a automação de e-mail marketing é necessária para implementar campanhas personalizadas de marketing. Afinal, o seu cliente quer mais de você. Ele quer ser abordado no momento em que está precisando, ou precisará muito em breve, do seu produto ou serviço. Por exemplo: é inteligente oferecer cartuchos de tinta para quem comprou, há 15 ou 30 dias, uma impressora na sua loja virtual.

 

Os resultados da minha campanha

 

A automação permite executar várias campanhas ao mesmo tempo, além de criar fluxos de nutrição, classificar leads e atribuir o ROI para cada uma individualmente, podendo realizar a análise do desempenho isolado, se desejar. Desta forma, você obtém resultados precisos do que está dando certo ou não na sua campanha, podendo corrigir o que precisa ser melhorado e descartar o que não está trazendo resultados.

 

O que esperar a partir da implementação da automação de e-mail marketing?

 

·         Aumento nas vendas; considerando que os leads percorrem os estágios do processo de vendas de forma automática.

 

·         Diminuição do CAC (Custo de Aquisição de Clientes); porque estes já chegam mais preparados para a compra.

 

·         Diminuição do tempo da operação como um todo, pois, após o planejamento e configuração do fluxo de automação, toda a operação flui automaticamente, desde a segmentação até o envio de e-mails.

 

Estes são alguns pontos que mostram a importância da automação de marketing como uma poderosa ferramenta de vendas e que traz impacto direto nos resultados da empresa.

 

Clique aqui para conhecer as soluções de negócios da PRG BRASIL

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe! Assim, poderá ajudar outras pessoas também.