Estratégia de clientes

Home Estratégia de clientes
Arquivo-01

1. Diagnóstico e Estratégia de Gestão de Clientes

Toda estratégia pressupõe um objetivo, mas para alcançá-lo é fundamental que o ponto de partida seja uma etapa de reconhecimento de território.

 

Para saber onde chegar, é preciso saber onde se está

 

Uma vez que isso aconteça, desenvolve-se um plano de ação cujos objetivos são: uma maior conscientização acerca dos principais desafios de gestão de clientes da empresa; Um impacto positivo nos resultados a partir da definição do futuro modelo de gestão; E a concepção de um plano de trabalho com resultados rápidos e iniciativas estruturantes para a implementação efetiva de um modelo de negócio centrado no cliente.

Arquivo-02

2. Plano de Implementação de Gestão de Clientes

O Plano de Implementação de Gestão de Clientes estabelece o conjunto de iniciativas necessárias para capacitar a empresa a gerir seu mais importante ativo: sua base de clientes. Um plano claro e bem desenhado, com o cliente no centro, para entregar os objetivos de negócio da empresa de forma sustentada e crescente.

 

De nada adianta uma excelente estratégia se não houver um plano de ação à altura para colocá-la em prática

 

Dentre os benefícios proporcionados por este plano, está a visão integrada e compartilhada das suas principais iniciativas; Maior clareza acerca das atribuições de cada área da empresa para realizar cada iniciativa, bem como seus prazos, riscos e interdependências; Além de uma documentação que permite o acompanhamento periódico e disciplinado da implementação, proporcionando ainda uma melhoria da alocação de recursos.

Arquivo-03

3. Conhecimento: Visão Única de Clientes

É prática comum entre as empresas que utilizam CRM acumular o maior número possível de informações sobre seus clientes, como se isso, por si só, representasse algum benefício concreto.

 

Sem inteligência aplicada, informações são apenas informações

 

Acumular dados não basta para conhecer seus clientes. Por meio de uma definição de quais são as informações críticas, desejáveis e dispensáveis, chega-se a uma base de dados que traz a visão única dos clientes, permitindo, dentre outros benefícios, personalizar produtos, serviços e uma comunicação para cada cliente de forma individual ou para grupos de clientes.

Arquivo-04

4. Conhecimento: Segmentação de Clientes

A segmentação é o próximo passo lógico uma vez que se tem uma Visão Única de Clientes. Conhecendo-os, você pode agrupá-los segundo seu valor, comportamento e necessidades, podendo assim direcionar as ações de negócio e potencializar os investimentos da empresa.

 

Segmentar é aproveitar aquilo que a Visão Única de Clientes oferece de melhor

 

Ao segmentar sua base de clientes, você pode aumentar a receita a partir de ações mais relevantes para cada grupo, pode implementar estratégias de aquisição, desenvolvimento e retenção de clientes mais eficazes e melhorar a alocação de recursos de marketing e vendas.

Fale com a PRG Brasil