A nova cara da Fidelidade

A Syngenta interage de várias maneiras com estes grupos de clientes importantes – através de fóruns de discussão com assuntos importantes, eventos locais, seminários de produção e agricultura, etc. Mas a empresa foi premiada com Ouro na categoria Marketing Integrado, devido em grande parte a como eles imaginaram seu Programa de Fidelidade.

A Syngenta criou programas de fidelidade para alcançar cada grupo de clientes – Aliado OTO e Programa Mais Valor. A empresa fez parceria com a PRG Brasil para alinhar o pessoal, os processos e sistemas das áreas de marketing, vendas, produtos, financeiro, jurídico, TI, e outras unidades de negócio da Syngenta, para desenvolver o programa. A Syngenta também empregou ferramentas do Microsoft Dynamics, SAP, Salesforce.com e IBM.

Os clientes obtêm pontos quando compram produtos, o que pode ser revertido em recompensas. Mas essas recompensas não são as típicas roupas de marca, ou ingressos para jogos, ou descontos em compras futuras, encontrados na maioria dos programas de pontos. As recompensas do programa da Syngenta vão além do típico relacionamento de vendedor que oferece serviços de valor real agregado aos clientes.

"Nossa maior surpresa foi a possibilidade de identificar, através de um relacionamento mais próximo, que os clientes algumas vezes têm necessidades que estão completamente fora das atividades de negócio da empresa, mas que são fundamentais para nossos clientes", diz Pavan. "Então, nós precisávamos encontrar um caminho para servi-los".